Noticias

publicidade

publicidade

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IRARÁ ENCERRA OUTUBRO ROSA COM META ALCANÇADA

A secretaria municipal de saúde de Irará com o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da  Família (NASF), encerrou a campanha nacional  do outubro  rosa nesta última terça feira do mês de outubro (31). O encerramento aconteceu no Programa da Saúde da Família (PSF) da Unidade de Saúde da Família João Falcão de Albuquerque Figueiredo Brasileiro situado na Praça da Matriz.
No local foi montado um stand com profissionais realizando aferição de pressão arterial, teste rápido neste encerramento também teve atendimentos por meio de consultas com médicos nas especialistas em ginecologia e mastologia, além de exames preventivos ginecológicos realizados com esses profissionais.
No espaço da unidade de saúde foram realizadas palestras com enfermeiras sobre a saúde da mulher a maneira de fazer a prevenção e de forma técnica a orientação para as mulheres usarem os preservativos masculino e feminino. No evento também atividades física com o fisioterapeuta da equipe do NASF como parte da busca da melhor qualidade de vida das mulheres.
Entrevistada pela reportagem do blog Clóvis Gonçalves de Irará, a enfermeira e coordenadora do Centro de Atenção Básica da Família  Mônica Machado, informou que o público feminino atendeu o chamamento para a campanha e de acordo com o que foi planejado pela pasta da saúde a resposta foi muito satisfatória ao longa das ações desenvolvidas nos PSFs da localidade e hoje foi o fechamento com chave de ouro.

Mônica Machadoa destacou ainda que no mês de novembro será deflagrada a campanha “Novembro Azul” para o público masculino, este é mais resistente a convocação, mas vamos fazer o trabalho de conscientização nas unidades de saúde. A enfermeira destacou que nesta próxima campanha será  realizado o exame de Antígeno Prostático Especifico (PSA) em laboratório no local. 

A orientação para os homens que irão realizar este exame a recomendação é que três dias antes não tenha relações sexuais, não pedalar bicicleta, montar a cavalo e não realizar atividade física intensa, segundo a enfermeira é para que o resultado do exame não apresente resultado falso positivo, concluiu. 
  • Comentar com Google
  • Comentar com Facebook
Item Reviewed: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IRARÁ ENCERRA OUTUBRO ROSA COM META ALCANÇADA Rating: 5 Reviewed By: Alex Barbosa